domingo, 23 de agosto de 2009

Saúde pública: progressos e regressos

Em artigo publicado na Folha de São Paulo, os médicos Vicente Amato Neto e Jacyr Pasternak apontam avanços e retrocessos do setor, principalmente no Brasil. Em particular, lembram que o povo brasileiro aceita bem as campanhas de vacinação, não se deixando impressionar com as campanhas contrárias.

Veja o trecho específico para autismo e, se desejar, siga o link para o texto integral.

Saúde pública: progressos e regressos

VICENTE AMATO NETO e JACYR PASTERNAK

(...) E nós, no Brasil? Contamos com algumas glórias, sim: nosso programa de vacinação é muito bom, mesmo diante de padrões internacionais. Poderíamos e deveríamos expandi-lo logo com novas vacinas, como as contra varicela, doença pneumocócica, doença meningocócica e hepatite A, não restringindo o acesso a imunobiológicos. O fato de serem dispendiosos não é desculpa, porque as doenças saem mais caro.

O povo brasileiro aceita muito bem vacinas, ao contrário de grupos nos EUA e na Europa que inventam asneiras, como "a tríplice possa causar autismo": isso não tem nenhuma base em evidências. (...)
VICENTE AMATO NETO, 82, médico especialista em clínica de doenças infecciosas e parasitárias, é professor emérito da Faculdade de Medicina da USP.

JACYR PASTERNAK, 69, médico especialista em clínica de doenças infecciosas e parasitárias, é doutor em medicina pela Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).

Fonte: Folha de S.Paulo, via:

Saúde pública: progressos e regressos
http://www.agenciaaids.com.br/site/noticia.asp?id=12874

Um comentário:

Leopoldina disse...

peraí, vamos devagar com o andor que o santo é de barro! Não foi o 'povo' americano, nem os europeus, que 'inventaram' essa teoria! lembrem-se: foram inúmeros médicos e cientistas que afirmaram que as vacinas potencializam o gene do autismo. Da forma como vcs falam até parece que isso é crendice popular aqui nos EUA e na Europa.O que não é verdade. Se vcs querem tratar essa teoria como se fosse asneiras, que o façam de maneira esclarecedora. Que vcs publiquem, como fizeram os cientisas que afirmam essa teoria, artigo, baseado em estudos. Vcs podem dizer'as vacinas não são nocivas pra quem já nasce com o gene do autismo', mas quero provas. sabe pq as vacinas são massivamente aceitas pelo povo brasileiro? pq é única maneira que esse povo pobre e abandonado encontrou pra se prevenir contra doenças. O povão passa fome, o povo morre de dengue nas filas dos hospitais! ou vcs vão me dizer que isso tb é asneira?!
Leopoldina Fuertes, mãe de um jovem brilhante, de 17 anos, autista. Morando nos EUA/Atlanta desde abril/2008.