terça-feira, 21 de março de 2017

Vila Sésamo tem novo personagem - uma muppet chamada Julia, que é autista


| Adam Gabbatt | The Guardian | 20/03/2017 |

Julia, uma muppet com autismo, já aparece nos desenhos animados e livros da Vila Sésamo. Agora, fará sua estréia na TV em 10 de abril. Fotografia: Zach Hyman / AP
Julia, uma menina de quatro anos com cabelo laranja brilhante, um vestido rosa e um coelho de brinquedo favorito chamado Fluffster, fará sua estréia em 10 de abril em um episódio chamado "Meet Julia" (Conheça Julia). Ela já apareceu nos cartoons e livros da Vila Sésamo, mas esta será a sua primeira aparição no famoso programa infantil.

"Queríamos lidar com o autismo em geral por causa do número crescente de crianças que são diagnosticadas com transtorno do espectro autista", disse Sherrie Westin, vice-presidente de impacto social global e filantropia do Sesame Workshop, a organização sem fins lucrativos por trás da Sesame Street.

"Sentimos que criar um personagem que fosse autista permitiria que as crianças se identificassem com ela mas, igualmente importante, nos permitiria modelar para todas as crianças as diferenças e as semelhanças de uma criança com autismo.

"Foi uma oportunidade para ajudar a explicar o autismo e ajudar a aumentar a consciência e compreensão."

Na segunda-feira, a Vila Sésamo lançou vários clipes de vídeo com Julia. Um a mostra sentada a uma mesa, pintando com alguns dos outros personagens. Garibaldo chega e diz "Olá!" a Julia, que continua com seu trabalho em vez de responder "olá".

Garibaldo e Elmo apareceram no Sixty Minutes da CBS em 17 de março, para conversar com o anfitrião Lesley Stahl. Garibaldo disse a Stahl que inicialmente ficou perturbado pela falta de resposta de Julia.

- Pensei que talvez ela não gostasse de mim - disse Garibaldo.

"Tivemos que explicar a Garibaldo que Julia gosta dele", disse Elmo. "Só que Julia tem autismo. Então, às vezes leva um pouco mais de tempo para fazer as coisas."


Sesame Street apresenta Julia à Associated Press.

Mais tarde no episódio - de acordo com um clipe visto pela Associated Press - Julia fica angustiada quando toca uma sirene.

"Ela precisa dar um tempo", Alan, o amigo humano dos muppets, explica calmamente. Julia logo relaxa e os amigos continuam jogando.

Outro vídeo mostra Elmo se aproximando de Julia, que está brincando com Fluffster por conta própria. Elmo vê que Julia está focada em sua própria atividade e comenta: "Nós podemos jogar lado a lado, às vezes."

"Há muitas maneiras de jogar", Elmo diz à câmera.

A criação de Julia é parte da iniciativa "Vila Sésamo e o Autismo: todas as crianças são surpreendentes". Sesame Workshop disse que consultou mais de 250 organizações e especialistas durante um período de cinco anos, antes de revelar o personagem.

Julia é interpretada pela marionetista Stacey Gordon, que disse à Associated Press que seu filho de 13 anos também tem autismo.

"O episódio 'Meet Julia' é algo que eu gostaria que os amigos do meu filho pudessem ver quando eram pequenos", disse Gordon. "Eu me lembro dele dando pitis e os colegas sem saber como reagir."

Vila Sésamo é apresentada no Brasil pela TV Cultura.

Sesame Street is adding a new character to its ranks – a muppet called Julia, who has autism.
https://www.theguardian.com/tv-and-radio/2017/mar/20/sesame-street-autism-muppet-julia

Respeite este trabalho. Se for republicar algum texto, cite-nos como sua fonte e coloque um link: http://cronicaautista.blogspot.com/

Nenhum comentário: