quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Faleceu o inspirador de 'Rain Man'

Kim Peek
Kim Peek, o autista savant que inspirou o roteirista Barry Morrow e o ator Dustin Hofman na criação do personagem Raymond Babbit, morreu no último sábado, dia 19, aos 58 anos. De acordo com Fran Peek, seu pai, Kim teve um ataque cardíaco, vindo a falecer no hospital de Salt Lake City, cidade onde viveu.

Dono de uma memória prodigiosa, tinha memorizado milhares de livros, mostrando grande conhecimento em História, Literatura, Geografia e Música. Aos 20 meses era caapz de memorizar todo livro que fosse lido para ele, mas não andou antes dos quatro anos, quando já era obcecado por números.

Kim nasceu em 11 de novembro de 1951. De acordo com seus médicos, apresentava encefalocele ao nascer e uma ressonância magnética mostrou que seu cérebro não tinha o corpo caloso, estrutura que une os dois hemisférios cerebrais - dessa forma, a conexão era efetuada de alguma outra forma.

Seu pai dizia dele:
Kim não é, comportamentalmente, autista. Sua personalidade é quente e amorosa. Verdadeiramente se preocupa com as pessoas e gosta de compartilhar suas habilidades e capacidade de conhecimento únicas. Conhecido como "Kimputer" por muita gente, sua biblioteca de conhecimentos inclui História Americana e Mundial, Personalidades e Líderes, Esportes Profissionais (beisebol, basquete, futebol, os vencedors do Derby de Kentucky, etc), o Programa Espacial, filmes e seus temas, atores e atrizes, a Bíblia, História e Doutrina mórmon, cálculo de datas, Literatura, Shakespeare, código DDD, os Zip codes (códigos postais), todas as estações de TV e suas propagandas. Consegue identificar a maioria das composições classicas e diz a data de sua composição, a data e local de nascimento e morte do compositor. Kim leu cerca de 7600 livros. Mantém-se atualizado a respeito dos EUA e do mundo, lendo jornais revistas e ouvindo rádio e TV. Lê constantemente. Sabe dizer que rodovias levam a uma cidade, o condado, o código de área e o ZIP code, estações de TV disponíveis na cidade e relata eventos históricos que ali tenham acontecido. É especialsita em pelo menos 14 assuntos.
Kim Peek e o pai
Ganhou notoriedade depois do filme Rain Man, em que Dustin Hofman interpretou Raymond Babbit, um homem autista que passa alguns dias com o irmão, Charles Babbit, interpretado por Tom Cruise. Depois de conviver com a equipe do filme, Kim desenvolveu o gosto por encontrar pessoas. Passou a viajar ao lado do pai para dar palestras. A NASA realizou com ele testes para determinar procedimentos que melhorassem a memória dos astronautas.

Embora fosse capaz de ler até oito livros por dia, tinha dificuldade para atividades simples, como se pentear, precisando de ajuda para realizá-las. Também encontrava dificuldade para atividades sociais básicas, como uma simples conversa.

Nos últimos anos, Kim desenvolvera algumas habilidades sociais, como contar piadas. Gostava, em particular, de fazer trocadilhos.

Para deixar uma mensagem de condolências a seu pai, acesse:
Kim Peek - The Real Rain Man
http://www.wisconsinmedicalsociety.org/savant_syndrome/savant_profiles/kim_peek

Mais informações:
Kim Peek, the 'Real Rain Man' dies
http://www.examiner.com/x-23632-UK-Headlines-Examiner~y2009m12d23-Kim-Peek-the-Real-Rain-Man-dies

Morre homem que inspirou o filme 'Rain Man'
http://diversao.terra.com.br/gente/noticias/0,,OI4170463-EI13419,00-Morre+homem+que+inspirou+o+filme+Rain+Man.html

Os 10 Savants mais Extraordinários
http://theroflmao.wordpress.com/2008/09/28/os-10-savants-mais-extraordinarios/

Rain Man: o filme
http://www.adorocinema.com/filmes/rain-man

Nenhum comentário: