quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Tratamento precoce e intensivo tem melhores resultados

Comprovando o que já se intuía, estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que crianças diagnosticadas com autismo cujo tratamento se iniciou muito precocemente - a partir do primeiro ano de vida - têm obtido melhoras significativas.

Pesquisadores da Universidade de Washington concluíram que o tratamento especializado conhecido como Early Start Denver, focado na interação e na comunicação pode amenizar muito os sintomas. Foram avaliadas 48 crianças autistas, entre 1 ano de meio e 2 anos e meio.

Um grupo foi selecionado aleatoriamente para receber um tratamento especializado, conhecido como Early Start Denver, focado na interação e na comunicação - as maiores dificuldades das crianças autistas. um segundo grupo foi atendido de forma menos abrangente e intensa.

Depois de dois anos, o Quociente de Inteligência (QI) das crianças do primeiro grupo subiu, em média, 18 pontos, enquanto os que foram submetidos a outros tratamentos tiveram aumento médio de sete pontos. Reavaliados, quase 30% do grupo foi diagnosticado com uma variação menos severa do autismo, contra apenas 5% do outro grupo. Os pesquisadores ressaltam, entretanto, que nenhuma criança foi "curada".

Estudo dos EUA constata que tratamento de autismo em bebês é eficaz
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/estudo-eua-constata-tratamento-autismo-bebes-eficaz-515822.shtml

| Veja | 30/11/2009 |

Nenhum comentário: