terça-feira, 19 de abril de 2011

Mau uso da palavra "autista"

Em países de língua espanhola, é comum publicarem artigos em que as palavras "autismo" e "autista" sirvam para nomear o descompromisso de políticos com as necessidades do povo.

Lamentável, muito lamentável, pois dificulta nossa luta, como familiares de autistas, de esclarecer à sociedade da condição de nossos filhos, de suas necessidades e desejos. No mínimo, reforça a ideia equivocada que o povo tem de que "autistas vivem em sue próprio mundo", o que jamais corresponde à realidade.

No momento, é um jornalista venezuelano que chama Hugo Chavez de "autista" no texto "Los Autistas".

Se sua intenção é desqualificar Chavez, seu tiro pode ter saído pela culatra, pois quem conhece as pessoas autistas afirma que são pessoas incapazes de dizer uma mentira, ou sequer de enganar os outros.

Mais infeliz ainda é a fotografia que o jornal escolheu para ilustrar o texto. Uma criança, com expressão de desespero e dor, tampa seus ouvidos, como costumam fazer aquelas que têm autismo.


Respeite este trabalho. Se for republicar algum texto, cite-nos como sua fonte e coloque um link: http://cronicaautista.blogspot.com/

Nenhum comentário: