quarta-feira, 13 de abril de 2011

Clínica em Jacarta diz curar autismo e câncer com cigarros

Mulher sopra fumaça no ouvido de paciente
Membro da clínica Griya Balur sopra fumaça no ouvido de paciente em 12 de março de 2011 - foto: Romeo Gacad/AFP
Em uma clínica de Jacarta, onde o tabaco é abertamente apresentado como uma cura para o câncer, uma mulher indonésia sopra fumaça de cigarro na boca de uma paciente magra, nua.

A paciente, uma mulher ocidental, sofre de enfisema, uma doença que desenvolveu por fumar durante décadas. Além de câncer e autismo, este é mais um dos males que a clínica Griya Balur alega curar com cigarros.

- "Eu perdi", diz a cliente, uma mulher de sotaque americano, enquanto se ouve Phil Collins cantar ao fundo "I Can Feel It".

Em muitas partes do mundo, essa clínica seria fechada, mas não na Indonésia, uma das novas fronteiras para as empresas de cigarros, que visam compensar a perda de lucros no Ocidente, cada vez mais consciente com a saúde.

Uma longa tradição do uso do tabaco, combinada com a legislação fraca e os bilhões de dólares que fluem da indústria para os cofres do governo, levam lugares como Griya Balur a passar em branco.

O "tratamento" para o doente de enfisema inclui soprar através de um tubo, em seus pulmões doentes, a fumaça dos "Cigarros Divinos", embebidos de "nanotecnologia" para remover os "radicais livres" que causam o câncer. Fumaça também lhe é soprada nos ouvidos e nariz, enquanto segura uma taça de aspirina sobre seu olho direito. A música de Phil Collins, ao que parece, não tem propriedades curativas.

A Dra. Gretha Zahar, fundadora da Griya Balur, disse à Agência France Press que já tratou cerca de 60.000 pessoas com fumaça de tabaco durante a última década.

Com doutoramento em nanoquímica na Universidade Padjadjaran, em Bandung, Java Ocidental, Zahar afirma que, através da manipulação do mercúrio na fumaça de tabaco, pode curar todas as doenças, incluindo câncer, e até mesmo reverter o processo de envelhecimento.

"Mercúrio é a causa de todas as doenças. Em meus cigarros, que chamamos de Cigarros Divinos, há captadores que extraem o mercúrio do corpo", diz ela. Em seu site, ela diz que não precisa submeter suas teorias a exames clínicos ou publicá-los em revistas com revisão científica, nem tem o dinheiro para "lutar" com "cientistas médicos ocidentais". Suas alegações foram recentemente apresentadas ao Tribunal Constitucional, onde agricultores e legisladores do crescente eixo de produção de tabaco de Java Central desafiam uma lei que reconhece o cigarro como viciante.

Aris Widodo, professor de farmacologia na Universidade de Brawijaya, em Malang, Java Oriental, disse ao tribunal que nunca tinha ouvido falar de alguém morrer de tabagismo. Pelo contrário, disse ele, o tabagismo é bom.

-"Fumar pode eliminar a ansiedade, melhorar a concentração e acalmar os nervos. É uma boa e barata alternativa para outros medicamentos caros, como o Valium", disse ele.

O tabaco é viciante e prejudicial à saúde, mas indonésios estão adquirindo o hábito em números cada vez maiores - e mais jovens -, com o apoio de um agressivo marketing da indústria do tabaco.

Os cigarros custam cerca de um dólar por um pacote de 20 e são muitas vezes o segundo maior item de despesa das famílias, após a refeição, para as famílias mais pobres do país.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, a prevalência de fumantes aumentou seis vezes na Indonésia nos últimos 40 anos. Fumar mata pelo menos 400 mil pessoas todos os anos e outras 25 mil morrem de fumo passivo.

No entanto, a Indonésia é o único país da Ásia que não ratificou a Convenção da OMS para Controle do Tabaco, com recomendações de políticas e padrões de referência para os países preocupados com o impacto do tabagismo na saúde.

O maior fabricante de cigarros da Indonésia, a PT HM Sampoerna, é afiliada da Philip Morris International. A British American Tobacco comprou o quarto maior fabricante de cigarros da Indonésia, PT Bentoel, por 494 milhões de dólares, em 2009.

O governo recolhe cerca de 7 bilhões de dólares por ano em impostos sobre a indústria, que emprega dezenas de milhares de pessoas em Temanggung em Java Central.

Ativistas anti-tabagismo dizem que os homens da indústria estão batendo a poeira de sua velha cartilha de marketing para encobrir a ciência e pintar o fumo como legal, masculino, chique e até mesmo saudável, especialmente para mulheres e crianças.

Durante as discussões da regulação do fumo, em 2009, uma cláusula sobre o risco de dependência do tabaco desapareceu da versão final. O governo disse que a omissão foi um mero lapso e depois reintroduziu a cláusula.

O funcionário do Ministério da Saúde Budi Sampurno foi questionado, mas afirmou que as companhias de tabaco não tiveram nada a ver com isso.

- "Nunca. Há alguma prova? Nunca fomos abordados por empresas de tabaco. Isso não seria legal", disse ele.

O Dr. Hakim Sorimuda Pohan, legislador do Partido Democrático que ajudou a elaborar a Lei da Saúde, disse que não havia nenhuma dúvida de que o tabaco estava por trás dessa manobra.

"Eles fizeram a mesma coisa em 1992. As empresas de tabaco tiveram sucesso em omitir da lei essa mesma cláusula", disse ele.

Fonte:
Clinic in Jakarta Touts Smoking as Cancer Cure
| Angela Dewan | The Jakarta Globe | 12/4/2011 |
http://www.thejakartaglobe.com/lifeandtimes/clinic-in-jakarta-touts-smoking-as-cancer-cure/434946


Leia mais:
Clinic Claims It Can Cure Cancer and Autism with Tobacco Smoke
| Spooky | Oddity Central | 12/4/2011 |

http://www.odditycentral.com/news/clinic-claims-it-can-cure-cancer-and-autism-with-tobacco-smoke.html


Clínica afirma curar câncer e autismo com fumaça de tabaco
| Luciana Galastri | Hypescience | 12.04.2011 |

http://hypescience.com/clinica-afirma-curar-cancer-e-autismo-com-fumaca-de-tabaco/


Respeite este trabalho. Se for republicar algum texto, cite-nos como sua fonte e coloque um link: http://cronicaautista.blogspot.com/

Nenhum comentário: