quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Abraça se filia à Riadis

A ABRAÇA - Associação Brasileira para a Ação por Direitos das Pessoas com Autismo - é a primeira entidade brasileira de defesa dos direitos de pessoas com transtornos globais do desenvolvimento a se filiar a RIADIS - Rede Latino-Americana de Organizações Não Governamentais de Pessoas com Deficiência e suas Famílias. A RIADIS foi criada em 2002, na Venezuela e tem como objetivo principal ações voltadas para o respeito dos direitos humanos, contra a discriminação e a favor do desenvolvimento inclusivo em função do melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e suas famílias. Uma das linhas de trabalho da RIADIS está orientada ao apoio e fortalecimento dos movimentos associativos nacionais, sob a base do exercício da democracia, da união e da transparência. A Rede agrega, atualmente, mais de 50 entidades de dezoito países da América Latina e do Caribe. A ABRAÇA, fundada em 2008 em Fortaleza, Ceará, reúne quatorze entidades de dez estados brasileiros e do Distrito Federal, é a única entidade, no Brasil, de defesa de direitos das pessoas com Transtornos Global do Desenvolvimento(TGD) a ter, em sua direção, cidadãos do espectro autista.

A ABRAÇA defende com veemência a não-institucionalização e à harmonia dos laços familiares e o respeito à pluralidade de metodologias existentes, desde que essas respeitem os direitos humanos. A entidade brasileira tem como finalidade estatutária, além do repúdio, a obrigação de denunciar práticas abusivas e autoritárias, que incluam a apresentação de estímulos aversivos (práticas punitivas) de maneira planejada a pessoas com TGD, seja com que propósito for.

Para a ABRAÇA, o lema do movimento mundial das pessoas com deficiência é um princípio: "nada sobre nós sem nós".

Site da Abraça:
http://www.autismonobrasil.com.br

Respeite este trabalho. Se for republicar algum texto, cite-nos como sua fonte e coloque um link: http://cronicaautista.blogspot.com/

Nenhum comentário: