quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O clube invisível

| Madre Reciente | 5/9/2011 |

Quando você está grávida, começa a ver as mulheres grávidas em todo o canto. Quando começa a correr, parece que não há nada nas ruas além de loucos pelo 'running'. Isso é algo que se diz muito e é verdade. Quando olhamos ao redor não vemos tudo, não processamos tudo. Seria esmagador, impossível. Percebemos com uma pincelada, alguns detalhes e imagens. E essa percepção seletiva baseia-se em nossa experiência, situação e interesses.

Não vemos o mundo como ele é, o interpretamos de nosso jeito.

Quando você tem uma criança autista, começa a perceber algo muito mais sutil que uma mulher grávida ou um sujeito correndo vestido em seu training: passa a intuir as outras crianças (ou jovens, ou adultos) com autismo à volta.

O autismo não está no rosto da pessoa que o tem. Não é como outras síndromes ou doenças, que "estão na cara". Nossos filhos são bonitos!

Mas há pequenos detalhes que os pais aprendem a observar: essa menina entretida em enrolar o cabelo no dedo e da qual os pais não soltam a mão enquanto andam pela loja; aquele garoto que observa feliz os peixes que os pais lhe mostram no pet shop e repete insistentemente a palavra "peixe"; o outro, que vai pelo parque de diversões em um carrinho, apesar de ser muito grande, e às vezes torce um pouco os dedos; o menino de sete ou oito anos de idade que faz birra, para o espanto dos transeuntes que o acham mimado, ou a menina que brinca com as folhas em um parque, longe das outras crianças...

Às vezes, cruzamos com um olhar de simpatia, reconhecimento mesmo. Na maioria das vezes, não nos percebem.

Sei que outras famílias de crianças com autismo e pessoas que trabalham com estas crianças, muitas vezes, nos vêem com os olhos cheios de identificação, compreensão e normalidade. Todos, membros de um clube que só é visível para nós, que somos seus membros.

Por favor, pense duas vezes antes de julgar o comportamento em público de uma criança. Talvez pertença a este nosso clube invisível (ou a algum outro).

Fonte: El club invisible
05 septiembre 2011 - Me crecen los enanos


http://blogs.20minutos.es/madrereciente/2011/09/05/el-club-invisible/


Respeite este trabalho. Se for republicar algum texto, cite-nos como sua fonte e coloque um link: http://cronicaautista.blogspot.com/

Nenhum comentário: