quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Criança autista sai algemada da escola

| KXLY | Idaho, 14/1/2009 |

Uma mãe de Idaho está abismada: a direção da escola de sua filha autista mandou que a pequena fosse algemada e retirada da escola em um carro de polícia.

Evelyn Towry, 8 anos, na porta de casa, de botinhas cor-de-rosa e casaquinho de vaca, explica porque foi suspensa da escola:

-"Porque eu queria sair e eles me seguraram."

Evelyn frequenta a terceira série da Escola Elementar de Kootenai e tem síndrome de Asperger.

-"Ela queria participar da festa de Natal com seu casaco com estampas de vaca e lhe disseram que não podia, que ela teria de colocar o rabo r as orelhas e ela bateu o pé e disse que não ia tirar (a blusa)", explica a mãe, ainda nervosa.

A Sra. Spring conta que quando Evelyn tentou sair, dois professores a contiveram, quando então ela começou a chutar, socar e cuspir.

A escola chamou a polícia e a mãe de Evelyn que, quando chegou, já encontrou a filha algemada dentro da viatura. Ela foi encaminhada a um centro de detenção de jovens, onde foi mantida por uma hora e, depois, liberada para sua mãe levá-la.

-"Fiquei assustada e ferida. Só queria levar meu bebê comigo."

As autoridades escolares alegam que seguiram um plano específico para Evelyn, de comum acordo com o distrito escolar e o consultor para saúde mental.

Na manhã de terça-feira, o promotor do condado fez contra Evelyn uma acusação de ofensa. À tarde, a acusação havia sido retirada.

Agora, Spring Towry e seu marido estão entrando com uma ação civil. Eles dizem que isso não devia ter ido tão longe.

-"Não quero que isso aconteça a nenhuma outra criança ou pai", ela diz.

Notícia original, com vídeo:

Autistic child taken from school in handcuffs

Nenhum comentário: