quarta-feira, 14 de abril de 2010

8 de abril: Sessão Especial em Salvador


Dia 8 de abril aconteceu a Sessão Especial em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo, na Câmara de Salvador. Requerido pela Vereadora Vânia Galvão, o evento abordou os desafios dessa questão, que atinge uma significativa parcela da população baiana.

Vânia destacou a necessidade de políticas públicas para essa parcela social historicamente excluída. Reafirmou o compromisso do mandato com o tema, inclusive através da aprovação do Projeto de Indicação feito em 2009, sugerindo às autoridades competentes a criação de um Serviço Integrado de Atendimento à Pessoa Autista.

Estiveram presentes à sessão a Profa. Tereza Cristina, coordenadora de Educação Especial do Município de Salvador, Jailza Rosas, do Instituto Pestalozzi, Lívia Borges, da Associação Baiana de Síndrome de Down, Rita Brasil, Presidente da AMA – Associação de Amigos do Autismo, Débora Dias, presidente da ARRETT - Associação Baiana de Síndrome de Rett e coordenadora da COCAS e Argemiro Garcia, coordenador da AFAGA – Associação de Familiares e Amigos da Gente Autista.

Se tem havido conquistas, ainda há muito a ser feito. A principal reivindicação é a qualificação das escolas regulares para receber os alunos autistas e integrá-los à vida social, mudando o paradigma de que devem ser educados em escolas especiais.

Veja aqui o Projeto de indicação de Vânia, aprovado pela Câmara e encaminhado ao prefeito João Henrique.

Respeite nosso trabalho. Se for copiar algum texto, cite-o como sua fonte e coloque um link para o Crônica Autista: http://cronicaautista.blogspot.com/

Nenhum comentário: