quarta-feira, 2 de março de 2011

Jovem autista baiano se forma jornalista

| Argemiro Garcia | Crônica Autista | 6/2/2011 |

No dia 5 de fevereiro último, o jovem autista Gustavo de Medeiros participou da cerimônia de encerramento de seu curso de Jornalismo, na UFRB - Universidade Federal do Recôncavo Baiano. Era o aniversário de sua namorada e a família toda comemorava mais este importante passo dado na sua vida.

Gustavo e sua mãe Joanice encararam de frente todas as dificuldades que uma criança autista tem, ao lidar com suas barreiras para se comunicar. Passo a passo, foram superando-as, até chegar a este ponto. Na chamada dos formandos, os colegas que apresentavam os novos jornalistas não deixaram de brincar: Gustavo era conhecido na turma por ser a "Enciclopédia Ambulante", mostrando conhecimento ao longo de todo o curso. Em sua passagem pela universidade, foi acompanhado pela psicopedagoga e também jornalista Mariene Martins Maciel, secretária da Afaga (Associação de Familiares e Amigos da Gente Autista).

A solenidade foi na histórica cidade de Cachoeira, onde o príncipe regente Dom Pedro foi proclamado "Defensor Perpétuo do Brasil". Palco de importantes lutas históricas pela independência de nosso País, mostrou-se um bom cenário para mais esta batalha travada pelo jovem "aspie", que é como se autodenominam as pessoas que têm síndrome de Asperger.

O autismo pode ser descrito como um conjunto de dificuldades com a comunicação e a socialização, que normalmente vêm acompanhadas de uma hiperfocalização em temas restritos de interesse ou em movimentos repetitivos, as estereotipias. Gustavo tem a síndrome de Asperger, um tipo particular de autismo em que a pessoa consegue desenvolver suas habilidades de conversação, mas se mantém com dificuldades para entender o intrincado jogo social.

Respeite nosso trabalho. Se for republicar algum texto, cite-nos como sua fonte e coloque um link: http://cronicaautista.blogspot.com/

4 comentários:

Edna disse...

Parabéns, Gustavo!
Fico muito feliz por você!
Mais um passo na sua caminhada, que coisa boa!
Parabéns à namorada e a todos que te cercam e te ajudaram nesta fase!

ocantodasala disse...

Parabéns, Gustavo e família! Parabéns, Mariene ! A gente imagina bem de pertinho como a luta foi dura para chegar nesse momento de tanta felicidade!Estamos felizes de tabela por vocês, viu ! Congratulações ao novo jornalista!

muriloq disse...

Meus parabéns, Gustavo! Você é um exemplo para todos nós!

Vilenia disse...

Vilenia (da Videoconferencia)
Parabens e boa sorte na sua jornada profissional. Toda pessoa sensivel percebe seu 'brilho'... o importante é alimentar com novos fatos importantes...