terça-feira, 15 de março de 2011

Polícia da Nova Zelândia bate em autista

| Amelia Wade | NZ Herald | 9/3/2011 |

Dois policiais são acusados de bater em um jovem autista que "parecia estar saqueando".

Cornelius Arie Smith-Voorkamp, 25, foi preso por roubar duas lâmpadas e uma velha luminária em uma casa danificada pelo terremoto em Christchurch. Na noite de sua prisão, ele apanhou de dois policiais e foi humilhado por pessoal do exército, diz seu advogado.

Um porta-voz da polícia neozelandesa diz que uma investigação está sendo realizada.

Cornelius está com um olho roxo há mais de uma semana. Simon Buckingham, seu advogado, diz que seu cliente, com síndrome de Asperger, e um outro homem foram presos por saque e espancados. Houve ainda humilhação verbal.

- "O que posso lhes dizer? Eles gostam de bater em pessoas autistas ou em pessoas claramente com deficiência?" O advogado, que também é autista, diz que não há como seu cliente ter motivado os policiais a usar a força e que ele atendeu a todas as suas ordens.

- "Ele fez tudo como conta, por causa de seu autismo. Ele é cooperativo. Se tivessem dito 'fique parado', ele teria ficado parado. Se tivessem dito 'ponha as mãos sobre a cabeça', ele teria posto as mãos sobre a cabeça."

Diz ainda que Cornelius reitera que os dois policiais são "duas maçãs podres".

Um juiz, no dia 8 de março último, libertou-o sob fiança. Cornelius se diz "cheio de remorsos" pelo que fez, mas que não sabia, na ocsião, que se tratava de um ato fora da lei. Seu advogado explica:

- "ele não pretendia cometer um crime, mas por anos esteve visitando prédios abandonados, pedindo permissão para entrar e pegando as luminárias, por causa de uma verdadeira fixação m ser um eletricista."

Sua irmã Shannen Davis se diz revoltada com a brutalidade usada pela polícia, mas que está aliviada em vê-lo fora da cadeia. Considera que os policiais deveriam ter percebido que não se tratava de um criminoso perigoso e não usar de violência.

Seu advogado acredita que ele foi preso por policiais australianos, mas o porta-voz da polícia diz que eles eram neozelandeses.

Christchurch looting case: Cops accused of bashing
http://www.nzherald.co.nz/nz/news/article.cfm?c_id=1&objectid=10711038


Respeite nosso trabalho. Se for republicar algum texto, cite-nos como sua fonte e coloque um link: http://cronicaautista.blogspot.com/

Nenhum comentário: