quarta-feira, 11 de maio de 2011

Coreia do Sul frequência de autismo pode ser muito maior

| DIARIO DE PERNAMBUCO | AFP Paris | 10/05/2011 |

A frequência do autismo seria subestimada, segundo estudo realizado na Coreia do Sul e publicado no site do American Journal of Psychiatry. A pesquisa é a primeira a se basear em uma mostra representativa do conjunto da população infantil escolarizada de um país.

Segundo o artigo, uma criança em cada 38 tem autismo, na Coreia do Sul. Nos Estados Unidos, a taxa estimada é de uma criança em 110.

O estudo, de cinco anos de duração, foi realizado por uma equipe internacional de cientistas americanos, canadenses e sul-coreanos. Estudaram-se 55.000 crianças entre 7 e 12 anos.

"Os resultados fazem pensar que o autismo está subdiagnosticado e que uma detecção rigorosa, assim como estudos baseados em grandes mostras de população poderiam ser necessários para se obter estimativas mais exatas da frequência disso no desenvolvimento", destaca a médica Geraldine Dawson, da associação Autism Speaks, que financiou parte da pesquisa.

A divergência entre os especialistas sobre as causas e a frequência do autismo se explica pela variação de critérios para estabelecer o diagnóstico, e também porque os estudos epidemiológicos são incompletos, conclui o coordenador da pesquisa, médico Young-Shin Kim, do Centro de Pesquisa sobre a Criança da Universidade de Yale (Yale Child Study Center).

O Dr. Kim explica que esse aparente pico de ocorrência de autismo na Coréia não está claro:

- "Pesquisas recentes revelam que parte do aumento na notificação de TEA (transtornos do espectro autista) se deve ao aumento da consciência no público em geral e o alargamento dos critérios diagnósticos."

Os pesquisadores enfatizam que as descobertas não sugerem que haja uma maior prevalência de autismo na Coréia do Sul mas, assim, que esteja sendo subnotificado no resto do mundo.

Frequência do autismo é subestimada
http://www.pernambuco.com/ultimas/nota.asp?materia=20110510090043


S. Korea study suggests high autism rates
http://news.yahoo.com/s/afp/20110509/sc_afp/healthuskoreadiseaseautism


Respeite este trabalho. Se for republicar algum texto, cite-nos como sua fonte e coloque um link: http://cronicaautista.blogspot.com/

Nenhum comentário: