quarta-feira, 18 de maio de 2011

Falta de medicamentos em Salvador e São Paulo

Em 25 de abril último, a Rede Bahia exibia reportagem sobre a falta de medicamentos psiquiátricos nos CAPS (Centros de Atendimentos Psicossocial) de Salvador.

A Associação Metamorfose Ambulante, que reúne familiares e pacientes com transtornos mentais, já comunicou os problemas ao órgão e aguarda providência. "Não estão tendo vida digna, não tem remédio, não tem segurança. Aqui ao lado os usuários de crack utilizam a droga. Tem que mudar essa história da saúde mental", explica Girlene Almeida, representante da Associação Metamorfose Ambulante.

Segundo Célia Rocha, coordenadora da Saúde Mental de Salvador, no processo de contenção de despesas, foi diminuída a cota de combustíveis para os serviços, mas as visitas foram mantidas e que há agendamento para as visitas porque o número de psiquiatras é insuficiente.

Em São Paulo, a Clozapina, única opção de tratamento para pacientes com esquizofrenia do tipo refratária e fornecido gratuitamente pelo Ministério da Saúde, está em falta para os 66 pacientes atendidos pelo Programa de Esquizofrenia (Proesq) da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Em fevereiro, o ex-comerciário Fábio Roberto Oliveira Modesto, 31, enforcou-se após mais uma forte crise do distúrbio psiquiátrico. Ele sofria de esquizofrenia e dependia da medicação distribuída gratuitamente pelo governo do Estado.
A última vez que ele conseguiu obter a caixa do remédio Olanzapina 10 mg, cuja caixa dura um mês, foi no dia 10 de outubro.

Pacientes psiquiátricos têm dificuldades de atendimento na Bahia
http://g1.globo.com/bahia/noticia/2011/04/pacientes-psiquiatricos-tem-dificuldades-de-atendimento-na-bahia.html


Remédio contra a esquizofrenia está em falta em São Paulo
http://www.espacoholos.com.br/noticias_interna.aspx?id=664


Falta de Zyprexa® (Olanzapina 10 mg) na Farmácia do Estado da Bahia leva paciente a morte segundo a mãe do paciente, Idália Oliveira Modesto, 54
http://cidadaniatransparencia.blogspot.com/2011/03/falta-de-zyprexa-olanzapina-10-mg-na.html


Respeite este trabalho. Se for republicar algum texto, cite-nos como sua fonte e coloque um link: http://cronicaautista.blogspot.com/

Nenhum comentário: