terça-feira, 24 de maio de 2011

Um artista autista, ídolo da América

Jairo Marques comenta, em seu blog, a intensa participação de James Durbin, roqueiro e aspie*, no reality show de sucesso absoluto nos EUA, American Idol, que "inspirou" os programas Ídolos (Record) e Qual é o seu Talento (SBT).

Tem quem diga que os ásperguer não são autistas; eles seriam... aspies. Sim, eles são autistas. É verdade que conseguem se comunicar, pelo menos conseguem conversar, mas isso não quer dizer que sempre acompanhem o ritmo irregular das conversas dos neurotípicos**. Acima de tudo, sentem-se acuados na confusão social que é nossa vida.

James arrasou no programa, amealhou 72 milhões de votos, mas perdeu. Perdeu ganhando, pois a fama que o programa lhe garantiu deverá projetá-lo para uma carreira que lhe garanta segurança financeira - talvez.

James é pai, tem família para sustentar e o pai morreu de ovedose quando ele ainda era pequeno. Um caso típico de self made man, o heroi da mitologia norte-americana, o homem que, enfrentando os percalços do destino, vence.

Continuemos a torcer por James.

*pessoa com a síndrome de asperger.
** quem não tem autismo, segundo os aspies.

Um autista como ídolo da América
http://sergyovitro.blogspot.com/2011/05/jairo-marques-um-autista-como-idolo-da.html


James Durbin - Season 10 - contestants
http://www.americanidol.com/contestants/season_10/james_durbin/


Respeite este trabalho. Se for republicar algum texto, cite-nos como sua fonte e coloque um link: http://cronicaautista.blogspot.com/

Nenhum comentário: