quarta-feira, 11 de maio de 2011

Teatro "Cachorro Morto" em Sorocaba 11 de maio

| Flávia Gati | Itu.com.br | 9 de maio de 2011 |

O espetáculo “Cachorro Morto” será parte da programação do SESC Sorocaba, no dia 11 de maio, gratuitamente. A peça será exibida às 20 horas, na Usina Cultural.

A história de um garoto com Síndrome de Asperger (uma espécie de autismo) que sabe tudo sobre matemática e nada sobre seres humanos, é livremente inspirada em O "Estranho Caso do Cachorro Morto", de Mark Haddon (Editora Record), "Nascido em um Dia Azul", de Daniel Tammet, Editora Intrínseca, e "A Música dos Números Primos", de Marcus du Sautoy, Editora Zahar.

O protagonista é multiplicado pelos corpos de cinco atores que, em cena, criam uma narrativa envolvente que não se limita a fronteiras pré-estabelecidas. Através de jogos matemáticos, a peça questiona nossa forma de pensar e nossa incansável compulsão por entender.

Como se o público estivesse dentro da cabeça do protagonista, um mundo de construções impossíveis, explorações do infinito, padrões e fórmulas matemáticas constroem o espetáculo, que une teatro e animação digital.

“Cachorro Morto” marca a estreia da Companhia Hiato, que traçou sua trajetória em um trabalho coerente, associando investigações de novas dramaturgias e formas cênicas, além da percepção da realidade e as perspectivas que constituem nossa consciência.

Para construir o espetáculo, que estreou em 2008 no SESC avenida Paulista com ingressos esgotados, o grupo pesquisou a fundo o autismo, com visitas à Associação de Amigos do Autista (AMA) e em constante contato com pais de crianças portadoras da Síndrome.

Com Leonardo Moreira na direção, o espetáculo, que conquistou crítica e público, foi premiado, no ano de 2010, em diversas categorias do 38º Festival Nacional de Teatro de Ponta Grossa.

Desde então, o nome do jovem diretor e dramaturgo mineiro, bacharel em Artes Cênicas pela USP e mestre em dramaturgia, figura entre os destaques do cenário nacional, sobretudo como promessa, resultado do trabalho reconhecido recentemente na 23ª edição do Prêmio Shell de São Paulo.

Para a apresentação em Sorocaba, serão disponibilizados 120 ingressos, que serão distribuídos gratuitamente no local, uma hora antes, e são limitados a dois por pessoa.

Teatro: “Cachorro Morto”, com a Cia. Hiato
Data: 11 de maio
Horário: às 20 horas
Local: Usina Cultural (Margem direita do Rio Sorocaba – Travessa da Rua Padre Madureira)
Capacidade: 120 ingressos distribuídos gratuitamente no local, uma hora antes. Apenas dois por pessoa
Indicação etária: 14 anos

Espetáculo "Cachorro Morto" será exibido em Sorocaba
http://www.itu.com.br/regiao/noticia/espetaculo-cachorro-morto-sera-exibido-em-sorocaba-20110509


Respeite este trabalho. Se for republicar algum texto, cite-nos como sua fonte e coloque um link: http://cronicaautista.blogspot.com/

Nenhum comentário: