segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Um ônibus para Alzheimer

A casa de repouso Benrath Senior Center, em Dusseldorf, Alemanha, desenvolveu uma forma muito simples e digna de lidar com a angústia de seus pacientes com o Mal de Alzheimer, também conhecido como demência. Essas pessoas, muitas vezes, têm surtos de esquecimento que as levam a entrar em pânico, por não reconhecerem onde se encontram. Como qualquer pessoa, seu primeiro impulso é voltar para casa.

A abordagem foi criada em 2008, com a instalação de um ponto de ônibus falso, um fake, na entrada do Hospital. Tem tudo queu m ponto de ônibus tem, menos... os ônibus!

Quando uma dessas pessoas se desespera, querendo sair do hospital, as enfermeiras as encaminham para a falsa parada e, enquanto esperam um ônibus que nunca virá, vão conversando e acalmando seus pacientes, até que estes concordem em voltar para seus quartos.

Já tem ocorrido de pacientes fugirem e se sentarem, tristes e assustados, no ponto de ônibus. Aos poucos, observando os cartazes, muitas vezes com uma xícara de chá e a conversa da enfermeira, acalmam-se.

Embora haja questionamentos a respeito, a solução "mentirosa" se mostra mais humana que suas alternativas: trancá-las em um quarto ou sedá-las com medicamentos. Essa nova abordagem é menos traumática e permite que a própria pessoa faça suas escolhas, dentro de suas capacidades e sem violência.

Para ver mais:
Hospital cria ponto de ônibus falso para pacientes com Alzheimer’s
2 de janeiro de 2012
http://arquiteturadeinformacao.com/2012/01/02/hospital-cria-ponto-de-onibus-falso-para-pacientes-com-alzheimers/#comment-3092


Simple, elegant and dignified: my favourite service design
18 December, 2011
http://desonance.wordpress.com/2011/12/18/simple-elegant-and-dignified-my-favourite-service-design/


Fake bus stop keeps Alzheimer's patients from wandering off
| Harry de Quetteville | Berlin | 03/6/2008 | Telegraph |
http://www.telegraph.co.uk/news/newstopics/howaboutthat/2071319/Fake-bus-stop-keeps-Alzheimers-patients-from-wandering-off.html


Respeite este trabalho. Se for republicar algum texto, cite-nos como sua fonte e coloque um link: http://cronicaautista.blogspot.com/

Nenhum comentário: