segunda-feira, 26 de março de 2012

Paraná debate autismo

| Péricles de Holleben Mello | 24 de Março de 2012 | Jornal da Manhã | Tribuna Livre |

Vamos promover na Assembleia um debate dos mais importantes para a sociedade sobre o autismo. Fomos procurados por pais com filhos autistas e entidades de apoio às famílias, para que o legislativo paranaense também faça parte das mobilizações de conscientização, promovidas nacionalmente sobre o tema. Na semana passada, tivemos uma reunião com o presidente da Assembleia, deputado Valdir Rossoni, e representantes da Associação de Atendimento e Apoio ao Autista (AAmpara) e da União de Pais pelo Autismo (Uppa).

Com o apoio das entidades, vamos apresentar um projeto de lei criando políticas públicas para amparar os autistas, assim como seus familiares. O objetivo é que o autismo receba uma atenção cada vez maior do Estado. Especialistas, que estiveram conosco na reunião, explicaram que os sintomas mais comuns do autismo são a dificuldade de comunicação e interação social, e que é possível verificar clinicamente a condição da criança com autismo, a partir dos três anos de idade.

Algumas atividades já estão programadas. A Assembleia vai apoiar as ações que marcam a data de conscientização mundial do autismo, no dia 2 de abril próximo. Neste dia o grande expediente do plenário será dedicado ao tema e o prédio da Casa será iluminado de azul, para representar a ação do movimento. No dia 25 de abril, nosso mandato vai promover uma audiência pública na Assembleia para debater o assunto.

Fico feliz em participar dessa atividade e poder contribuir com ações positivas, tão sensíveis e importantes como esta, que às vezes não têm a atenção que merecem. Quem tem um familiar com autismo precisa do apoio da sociedade e do governo, para que também possa ser ouvido e participar da implantação de novas públicas.

Assembleia um debate sobre Autismo
http://www.jmnews.com.br/noticias/espaco%20publico/42,19354,24,03,assembleia-um-debate-sobre-autismo.shtml


Respeite este trabalho. Se for republicar algum texto, cite-nos como sua fonte e coloque um link: http://cronicaautista.blogspot.com/

Nenhum comentário: