sexta-feira, 2 de março de 2012

Treinamento dos pais aumenta eficácia dos remédios

Treinamento destinado a pais de crianças autistas aumenta eficácia dos remédios

| Veja | Saúde Mental | 27/02/2012 |

Os diversos problemas de comportamento apresentados por crianças autistas podem aprsentar melhoras significativas se os pais forem treinados para lidar com eles.

A medicação ajuda com esses problemas, mas a conscientização dos familiares sobre o transtorno favorece o tratamento.

O professor Lawrence Scahill, professor da Escola de Enfermagem e do Centro de Estudos da Criança da Universidade de Yale afirma que o treinamento dos pais é uma das intervenções mais bem comprovadas para outras condições. Estranhamente, ele nota, nunca foi devidamente tentada com crianças com autismo. E acrescenta: "Tivemos de fazer nosso próprio manual".

O estudo envolveu 124 crianças autistas entre 4 e 13 anos que mostravam questões comportamentais como ataques de raiva, hetero e autoagressão. A elas foi prescrita Risperidona, um medicamento aprovado pela FDA, a agência estadunidense de controle de medicamentos e alimentos.

Para metade dos pais, foi dado um período de seis meses de treinamento. A eles foi pedido que identificassem os comportamentos mais difíceis de lidar, mais disruptivos e a pensar quais incidentes os precediam.

Os pesquisadores mostraram que a medicação sozinha já é capaz de ajudar a amenizar esses sintomas. O estudo está presente na edição deste mês do periódico Journal of the American Academy of Child & Adolescent Psychiatry.

A pesquisa — Participaram da pesquisa 124 crianças de 4 a 13 anos que tinham autismo e enfrentavam outros problemas de comportamento, como múltiplos e prolongados acessos de raiva e agressividade. Todos os participantes receberam tratamento com medicação, mas somente os pais de alguns deles fizeram parte do programa de treinamento para pais de crianças autistas. Os jovens foram acompanhados por seis meses.

Os pesquisadores observaram que, embora os dois grupos tenham demonstrado melhora na inteiração social e na comunicação funcional dos jovens, o tratamento que associou medicação e treinamento dos pais foi mais eficiente para ajudar tais problemas.

"Problemas graves de comportamento interferem diretamente na vida cotidiana das crianças e na de suas famílias. Diminuir as consequências dessas dificuldades pode facilitar o dia-a-dia desses jovens e melhorar sua qualidade de vida", afirma Lawrence Scahill, coordenador do estudo.

A partir desses resultados, a equipe que realizou o estudo vai desenvolver outra pesquisa para observar como o tratamento feito apenas com o treinamento dos pais, e sem medicação, ajuda crianças autistas. Os pesquisadores também pretendem publicar um manual de treinamento de pais de jovens com autismo a fim de compartilhar esses conhecimentos com o público em geral.

Treinamento destinado a pais de crianças autistas aumenta eficácia dos remédios
http://veja.abril.com.br/noticia/saude/treinamento-destinado-a-pais-de-criancas-autistas-aumenta-eficacia-dos-remedios


Parent training helps with autism behaviour
http://www.health24.com/news/Child_safety/1-943,73056.asp


Respeite este trabalho. Se for republicar algum texto, cite-nos como sua fonte e coloque um link: http://cronicaautista.blogspot.com/

Nenhum comentário: