quinta-feira, 4 de junho de 2009

A culpa e a desculpa de Falabella

No dia 26 de maio último, o ator, escritor, diretor etc etc etc Miguel Falabella foi ainda além de todas as grosserias que está acostumado. No programa Toma lá, dá cá, na pele do personagem Mário Jorge, soltou que a personagem Bozena é "autista", acrescentando que o irmão dela é "bobo, além de autista".

Imediatamente, a Comunidade Virtual Autismo no Brasil se mobilizou, enviando várias mensagens de protesto para o link disponível no site do programa:

Gente, mandei um e-mail pro site do Miguel, porque francamente, o meu filho tava assistindo o programa comigo e ele ficou horas me perguntado se por ser autista, era bobo! geralmente não deixo ele acordado até tão tarde, mas ele ta gripado, então demorou um pouco mais a dormir, e acabou vendo o que o Miguel falou sobre ser meio bobo e autista! fala sério heim!

Nossa senhora, agora parece que é moda! pode parecer tempestade em copo dágua como disse minha digníssima sogra, mas pra mim não é!


E uma resposta semi-automática passou a ser enviada a todos:

você tem toda razão. Na correria das gravações e do dia a dia a brincadeira (de mau gosto) com a pesonagem do Dustin Hoffman em Rainman passou desapercebida. Farei o possível para esclarecer e retratar-me. Peço desculpas pela falha imperdoável. Um abraço carinhoso para você para o seu filho.

Miguel Falabella


Veio uma meia-desculpa pública. Sem admitir que recebeu reclamações, Falabella tentou capitalizar o assunto:

Miguel Falabella pede desculpas públicas por piada em 'Toma lá dá cá'

Miguel Falabella se sentiu mal após comentário politicamente incorreto no episódio desta terça-feira (26/5) da série Toma lá dá cá. Segundo informações do blog de Patrícia Kogut, do jornal O Globo, o ator nem conseguiu dormir depois que seu personagem, Mário Jorge, chamou Bozena (Alessandra Maestrini) de "autista".

- Falei sem pensar e na hora não notei, mas, quando vi no ar, me fez mal - disse Miguel à colunista - escapou e foi brincadeira, mas é imperdoável que tenha acontecido. Uma de minhas melhores amigas tem um filho autista, sei o quanto isso pode ter magoado muitos telespectadores, quero pedir desculpas. Foi um lapso.


http://diversao.terra.com.br/tv/interna/0,,OI3790179-EI12993,00-Miguel+Falabella+pede+desculpas+publicas+por+piada+em+Toma+la+da+ca.html

Embora ele não tenha dado o braço a torcer, "esquecendo-se" de contar que recebeu uma boa dúzia de e-mails, valeu pelo pedido de desculpas. Nós estamos de olho!

Nenhum comentário: