sexta-feira, 4 de junho de 2010

Um teste barato para o autismo?

Com ajuda de Murilo Queiroz e Silvana Souza, da Comunidade Virtual Autismo no Brasil.

Pesquisadores britânicos afirmam ter encontrado um marcador bioquímico na urina de crianças autistas que permitiria o diagnóstico precoce. Isso aconteceria porque essas crianças teriam um determinado tipo de bactéria em seu trato intestinal. Estas bactérias produziriam substâncias que seriam facilmente identificáveis através de uma smiples e barato exame de urina, a partir dos seis meses de idade.

O pesquisador chefe do estudo Urinary Metabolic Phenotyping Differentiates Children with Autism from Their Unaffected Siblings and Age-Matched Controls, Dr. Jeremy Nicholson, do Imperial College London, afirma que "crianças com autismo têm micróbios pouco usuais nos intestinos que nós podemos testar antes que os sintomas da doença venham à tona."

Análisec estatística multivariada indicou que os padrões urinários dos aminoácidos livres glutamato e taurina eram significantemente diferentes entre os três grupos: as crianças autistas mostraram altos níveis de taurina e baixos níveis de glutamato, indicativos de perturbações no metabolismo de aminiácidos e enxofre nessas crianças.

O estudo usou um espectroscópio de ressonância magnética nuclear para fazer as análises químicas de amostras extraídas de 39 crianças diagnosticadas como autistas, 28 irmãos não-autistas e 34 crianças sem histórico de autismo na família, observando que cada um dos grupos tem marcadores químicos específicos. Agora, pretendem estender seus estudos a um grupo maior, durante os próximos dois anos. Acreditam que, daqui a cinco anos, os testes estarão disponíveis a um custo de cerca de 5 libras esterlinas, o que dá cerca de R$ 13,00 (treze reais).

Como curiosidade, fica o link para reportagem sobre outro estudo do mesmo Jeremy Nicholson, que recebeu apoio da Nestlé. Neste estudo, Nicholson afirmava que as bactérias do intestino seriam a causa da obesidade:
Fat? Blame the bugs in your guts
http://www.telegraph.co.uk/science/science-news/3295620/Fat-Blame-the-bugs-in-your-guts.html


New test may spot autism in children
http://www.express.co.uk/posts/view/179091/New-test-may-spot-autism-in-children


Teste de R$ 13 pode detectar autismo, segundo pesquisa
http://noticias.terra.com.br/ciencia/noticias/0,,OI4470241-EI8147,00-Teste+de+R+pode+detectar+autismo+segundo+pesquisa.html


Autism test could make the condition 'preventable'
http://www.telegraph.co.uk/health/healthnews/7801077/Autism-test-could-make-the-condition-preventable.html


Respeite nosso trabalho. Se for copiar algum texto, cite-o como sua fonte e coloque um link para o Crônica Autista: http://cronicaautista.blogspot.com/

Estudo na íntegra em pdf:
Urinary Metabolic Phenotyping Differentiates Children with Autism from Their Unaffected Siblings and Age-Matched Controls

Nenhum comentário: