sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Temple Grandin em Pasadena

Temple Grandin, engenheira, professora universitária, especialista no manejo de gado, escritora best-seller, apontada como a mais bem-sucedida pessoa autista, teve uma recepção de celebridade na celebração de 50 anos de Villa Esperanza, em Pasadena, California.

Em Pasadena para a Conferência de Autismo no Hilton Pasadena, ela levou uma mensagem nascida de sua própria experiência:

-"Vou falar da importância da intervenção precoce", explicou, antes de se apresentar. "Com crianças autistas, frequentemente não se pode afirmar nada a respeito de quão severo (o autismo) será. Eu parecia (um caso) severo aos 2 anos e é importante enfatizar que se uma criança de 3 anos não fala, tem movimentos repetitivos ou não se comunica, não espere, comece a trabalhar logo com ela!"

Ela foi diagnosticada em 1950 e seus pais foram aconselhados a interná-la. Naquela época, ela explica, muitas crianças eram rotuladas de "severametne retardadas". Desde então, ela explica, foi idealizado o "espectro autista", que inclui crianças nerds e geeks como ela.

-"É um continuum, em uma ponta temos as crianças Caltech e, na outra ponta, aquelas que não vão ser daquele jeito. Mas há muita gente que será capaz".

Sua história, que contou no livro "Uma menina estranha", mudou o senso comum sobre o autismo.

O filme da HBO, com Clare Danes fazendo o seu papel, indicada aos prêmios Emmy e Globo de Ouro, foi "muito divertido", ela diz.

-"Sinto que é uma responsabilidade. Muitos pais me procuram, e sempre quero ter a certeza de que dou dicas práticas, sensíveis. Mas, uma coisa: recebo muitos e-mails de garotos que me escrevem: 'Agora eu sei que posso ser bem sucedido'."

Temple Grandin, the voice of autism, rocks the crowd at Villa Esperanza
| Janette Williams | 27/1/2011 | Pasadena Star News |
http://www.pasadenastarnews.com/news/ci_17221425

Fotos de Grandin em Pasadena:
http://lang.sgvtribune.com/photos/photos.asp?a=1160578

Respeite nosso trabalho. Se for republicar algum texto, cite-nos como sua fonte e coloque um link: http://cronicaautista.blogspot.com/

Nenhum comentário: