quarta-feira, 4 de março de 2009

Autismo e intestinos

USA Today, 2/3/2009

Com financiamento dos National Institutes of Health e do grupo privado Cure Autism Now, o pesquisador Daniel Campbell, da Vanderbilt University, vem estudando o gene MET, que pode ser causador de problemas gastrointestinais e de autismo. Esse gene está envolvido, durante a gestação, no desenvolvimento do cérebro e nas conexões entre as célular cerebrais depois do nascimento. Também participa do processo através do qual o sistema gastrointestinal se autorrepara. Mais de 30% das pessoas com autismo também apresentam algum tipo de problema estomacal ou intestinal, em cotraposição a menos de 10% das pessoas que não são autistas.

O estudo mostrou que uma certa variação deste gene está associada com autismo e com problemas gastrointestinais em 118 de 224 famílias (Parece muito, mas corresponde a 53% da população estudada - mesmo assim, seria mais do que o mero resultado do acaso). As pesquisas não encontraram a variação genética nos pacientes autistas sem problemas gastrointestinais, o que sugere que, naquele grupo de pessoas, essa variação genética pode se relacionar tanto ao autismo como aos problemas com o sistema digestório. Campbell lembra que, hoje, pensa-se o autismo como diferentes tipos de desordens com mesmos sintomas mas causas distintas.

Para outros pesquisadores como Hakon Hakonarson, do Children's Hospital of Philadelphia's Center for Applied Genomics (Centro de Genética Aplicada do Hospital Infantil da Filadélfia), estes estudos são preliminares, lembrando que seria surpreendente que um único gene fosse responsável por uma variedade tão grande de problemas: constipação crônica, diarréia crônica, refluxo, síndrome do intestino irritável e úlceras. Para confirmar que os resultados não foram fruto do acaso, será necessário replicá-los em novo grupo de estudo.

Campbell trabalha em um estudo mais expressivo. No atual artigo, os problemas gastrointestinais dos pacientes foram relatados pelos seus pais. Agora, ele contará com o apoio de um gastroenterologista.

Gene could link autism, digestive problems
http://www.usatoday.com/news/health/2009-03-02-autism-gene_N.htm

Uma clínica de Nova York, por sua vez, promete a possibilidade de escolher as características do bebê que se vai ter e aproveita a notícia acima para fazer propaganda:

Genetic Connection? Autism & Stomach Problems
http://www.nbc33tv.com/features/33md/33md-march-3-2009

Nenhum comentário: