sexta-feira, 1 de maio de 2009

Parlamento português respeita a gente autista

14/4/2009

Em acordo de líderes, o Parlamento Português acolheu pedido do deputado Luís Carloto Marques, do Movimento do Partido da Terra, eleito pelo PSD, e deliberou que as palavras "autismo" e "autista" não mais serão ousadas com sentido pejorativo, nos debates daquela casa.

A questão foi colocada por Ana Martins, 45 anos, escritora com um filho autista, através do twitter, perguntou ao deputado socialista Jorge Seguro, se «os senhores deputados quando se estão a mimosear entre pares seria possível não se denominarem AUTISTAS». Este, por sua vez, encaminhou mensagens a outros parlamentares, sendo Luís Carlotto Marques quem apresentou a proposta ao presidente da Assembleia, tendo sido esta aprovada por unanimidade.

Há três anos, aproximadamente, o Movimento Orgulho Autista Brasil, ainda em gestação, encaminhou ao Congresso Nacional Brasileiro petição no mesmo sentido, tendo sido atendido prontamente. À época, o presidente da Câmara ainda era o deputado Severiano Alves.

Acordo na conferência de líderes - Expressão “autista” será evitada no Parlamento
http://ultimahora.publico.clix.pt/noticia.aspx?id=1374242

A primeira decisão tomada no Parlamento devido ao Twitter
http://www.tvi24.iol.pt/tecnologia/parlamento-autistas-twitter-palavra-discussao-tvi24/1057863-4069.html

“Autismo” proibido no debate político
http://dn.sapo.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=1201015

2 comentários:

Socorro Melo Souza disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Socorro Melo Souza disse...

Não é só em plenarias de parlamentares que se ouve isto, de um modo geral as pessoas as vezes se reportam dessa forma e nós que temos autistas em nossas familias, que trabalhamos para melhorar a qualidade de vida dos autista e outras pessoas com outros problemas como doença de parkinson, alzheimer temos que combater essa falta de respeito muitas vezes por ignorancia de pessoas que não dão a menor importancia para a vida.