domingo, 16 de outubro de 2011

Justiça obriga Amazonas e Manaus a atender pessoas autistas

O Juizado da Infância e Juventude Cível do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM) determinou na última segunda-feira (10 de outubro de 2011) que a Prefeitura de Manaus e o Governo do Amazonas cumpram, em trinta dias, a prestação de atendimento e tratamento adequado à portadores da síndrome de autismo. Caso ocorra o descumprimento da ordem, será aplicada multa de R$ 10 mil por dia.

Segundo o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) formulado pelo Ministério Público do Estado (MPE) as secretarias de saúde do Estado e do Município devem prestar o atendimento e tratamento adequado a pessoas portadoras de síndrome de autismo.

As secretarias devem implementar um Centro de Atenção Psicossocial, Equipes da Estratégia Saúde da Família, equipes de saúde mental na atenção primária e Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Além disso, será necessário dotar um médico clínico e um assistente social da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) para a Associação Amigos do Autista do Amazonas (AMA), organização que cuida de portadores da síndrome.

O TAC prevê ainda a criação do Plano de Atendimento às Crianças, Adolescentes e Adultos Portadores de Síndrome do Autismo na cidade de Manaus, e a inclusão do orçamento da execução do projeto dentro do Plano Plurianual.

O Município e o Estado devem ainda qualificar profissionais para suprir as necessidades técnicas e operacionais dos serviços do Plano de Atendimento.

Atraso

Segundo o MPE há dois anos ficou acertado que o Município e o Estado iriam suprir as necessidades no atendimento ao autismo, o que não aconteceu.

Justiça obriga Governo do AM e Prefeitura de Manaus a atender e tratar portadores de autismo
A Crítica - 14/10/2011

http://acritica.uol.com.br/manaus/amazonia-Amazonas-Manaus-Justica-Governo-AM-Prefeitura-Manaus_0_572343063.html

Respeite este trabalho. Se for republicar algum texto, cite-nos como sua fonte e coloque um link: http://cronicaautista.blogspot.com/

Nenhum comentário: