sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Terapia com jumentos tem bons resultados com pessoas autistas na Espanha

O programa iniciado em setembro pela Associacion Andrea conseguiu melhora dos pacientes
A terapia é feita com jumentos. Foto: I. Osorio

L.F. - ALLARIZ - Em setembro e outubro, usuários da Asociación Autismo Ourense participaram de um Programa Especial de Psicoestimulação Multifuncional Assistida com Jumentos (Psicoestimulación Multifuncional Asistido con Asnos - PMA), realizado pela equipe interdisciplinar da Associacion Andrea, liderada pela psicóloga clínica Elsa Perez e supervisionado por um neurologista e um psiquiatra. Um programa de grande sucesso.

Embora os usuários mostrem grande diversidade em termos de sintomas dos Transtornos do Espectro Autista, com diferentes níveis de severidade e comprometimento, a intervenção foi planejada, principalmente, para desenvolver as áreas de socialização, comunicação verbal e não-verbal e para ampliar seu campo de interesse, oferecendo novas possibilidades de interação comportamental com os animais.

Depois dessa experiência inovadora, a avaliação das equipes terapêuticas de ambas as associações foi muito positiva, já lançando as bases para a continuação de um trabalho conjunto nesta nova área de pesquisa.

Diz Elsa Perez que, "apesar de ter sido um programa curto, já nas primeiras sessões vimos melhorias no nível emocional, com diminuição de comportamentos auto-lesivos e agressivos, e o aumento da resposta de relaxamento, à medida que a sessão avançava". Ao longo do programa, os usuários tiveram a oportunidade de melhorar sua interação social através do contato com os jumentos mediado pelos terapeutas.

A realização destes objetivos abre uma nova linha de investigação para melhorar o desempenho e a independência das pessoas autistas e aponta para a transformação do atual panorama clínico de intervenção terapêutica nessa condição chamada de epidemia invisível da sociedade, pois cada vez há mais e mais crianças com esse transtorno, cuja origem é desconhecida e que não tem até hoje uma terapia única, consensual e eficaz.

La nueva terapia con asnos obtiene buenos resultados en personas con autismo
http://www.farodevigo.es/portada-ourense/2011/10/14/nueva-terapia-asnos-obtiene-buenos-resultados-personas-autismo/588238.html

Respeite este trabalho. Se for republicar algum texto, cite-nos como sua fonte e coloque um link: http://cronicaautista.blogspot.com/

Nenhum comentário: