segunda-feira, 3 de agosto de 2009

Equipamento para ajudar pessoas autistas

Ferramenta informática colabora com controle do ambiente para autistas
| 31/07/2009 | Juan Diego Polo | fayerwayer |
| Enviado por Silvia P. Garcia |


Pesquisadores do Instituto de Robótica da Universidade de Valência na Espanha criaram uma ferramenta informática para ajudar as pessoas com autismo a controlar o meio onde estão e conseguir assim um maior nível de autonomia e independência.

A pesquisa faz parte do projeto EINA, que consiste numa aplicação, que pode ser instalada em celulares, laptops e similares, permitindo que a pessoa com alguma incapacidade física ou intelectual possa tanto se comunicar com elementos ao seu redor como controlá-los e conhecê-los.

Ainda em fase de protótipo, a aplicação oferece essa comunicação através de dispositivos conhecidos como Motas que permitem, de forma simples, a instalação e manutenção de uma rede sem fios.

O projeto na prática permite executar tarefas como apagar e acender as luzes e aparelhos da casa com tecnologia sem fio. A parte mais difícil já está desenvolvida mas ainda dependem de financiamento para aperfeiçoá-la e desenvolver mais funcionalidades antes de colocar o produto no mercado.

Vale salientar que o problema de muitas pessoas com alguma incapacidade cognitiva é principalmente conhecer o meio onde está, mais do que controlá-lo. Os autistas são um dos grupos que necessitam saber o que existe ao seu redor para que possam utilizá-lo. Um exemplo prático é que uma pessoa com autismo pode chegar em casa e apesar de gostar de música precisar que lhe avisem que pode ligar o rádio pois está no seu tempo livre. Coisas assim do cotidiano, seriam apoiadas com o projeto de conhecimento do meio de EINA.

http://www.fayerwayer.com.br/2009/07/ferramenta-informatica-colabora-com-controle-do-ambiente-para-autistas

História original:
http://www.plataformasinc.es/index.php/Noticias/Crean-una-herramienta-informatica-para-que-personas-con-autismo-controlen-su-entorno

Nenhum comentário: