quinta-feira, 15 de outubro de 2009

O benefício dos animais para a saúde

O Centro Waltham de Nutrição Animal, da Inglaterra, bem como o Instituto Eunice Kennedy Shriever de Saúde Infantil e Desenvolvimento Humano, parte do Instituto Nacional de Saúde dos EUA, estão buscando determinar se a presença de cães na vida de crianças pode auxiliar na saúde humana.
O interesse do instituto nacional por esse tipo de pesquisa surgiu há pelo menos duas décadas. Valerie Maholmes, que dirige a pesquisa sobre desenvolvimento infantil e comportamento no instituto de saúde infantil, afirmou que, em uma reunião de especialistas realizada em 1987 para discutir os potenciais benefícios de animais de estimação para a saúde, o instituto havia concluído que "seria necessário pesquisar muito mais", especialmente no que tange ao desenvolvimento infantil.

Outras sessões de debate confirmaram essa necessidade de pesquisa, mas a maioria dos estudos concentra suas atenções em interações negativas, como por exemplo o papel dos animais de estimação na transmissão de doenças, disse James Griffin, diretor assistente de desenvolvimento e comportamento infantil, no instituto.

Enquanto isso, o centro Waltham estava expandindo as pesquisas que realiza e começou a conduzir pequenos estudos sobre a interação entre crianças e animais, disse Catherine Wotecki, diretora mundial de assuntos científicos na Mars. "Somos uma empresa que produz ração para animais de estimação e produtos para eles", afirmou, "e estamos interessados em manter esse relacionamento o mais forte possível".
A reportagem ainda relata o caso de Milo Vaccaro, um menino autista de 11 anos, e seu cão Chad, um labrador amarelo.

Leia mais no Terra (9/10/2009):
EUA querem explorar benefícios dos animais para crianças

ou no New York Times (5/10/2009):
Exploring the Health Benefits of Pets

Nenhum comentário: