Uma corte novaiorquina decidiu no dia 29 de março passado que as patentes de dois genes ligados ao câncer de mama são inválidas.
A decisão abre questionamento sobre cerca de duas mil outras patentes de genes humanos. Os advogados da American Civil Liberties Union (ACLU), que iniciou o caso, explicam que genes são descobertos, e não inventados; assim, não é correto que possam ser patenteados.
As patentes cobririam variantes de dois genes, o BRCA1 e o BRCA2, que aumental a chance de uma mulher desenvolver o câncer de mama. Argumentando que os genes são naturais, e não criados, a ACLU e seus apoiadores expressaram a preocupação de que uma mulher pudesse ser proibida de testar seus genes caso a patente fosse aprovada. Tendo a patente dos genes a Myriad, empresa que pleiteava a patente, poderia impedir que outras empresas desenvolvessem testes mais baratos ou eficazes.
Is this the end of gene patenting?
30/3/2010
Respeite nosso trabalho. Se for copiar algum texto, cite-o como sua fonte e coloque um link para o Crônica Autista: http://cronicaautista.blogspot.com/
Um comentário:
Oi, Argemiro
Cheguei ao seu blog através do blog da Tidy! Parabéns pelo seu trabalho.
Quero compartilhar uma matéria de suma importância para todos que são envolvidos com a questão do autismo - http://bit.ly/bMkYx9 - divulgue, por favor!
Um grande abraço!
Cris Santos
Postar um comentário