domingo, 6 de setembro de 2009

Autismo diagnosticado erradamente? Um caso interessante

A nutricionista Geórgia Karwowski Machado Magnoni traduziu o artigo Autism Misdiagnosed? An Interesting Case, do blog foodfacts e publicou em seu próprio blog Viva sem Glúten.

O artigo relata o caso de um erro de diagnóstico de autismo - tratava-se de efeitos colaterais de doença celíaca, uma doença auto-imune relacionada a intolerância do organismo ao glúten. Um pedaço do artigo segue abaixo, para espicaçar a curiosidade:
Segundo a história, um garoto canadense cinco anos de idade, com diagnóstico de autismo severo foi curado quando a verdadeira causa da sua doença mental foi descoberta, doença celíaca. Acontece que ele nunca foi realmente autista em primeiro lugar. Ele tinha doença celíaca, uma resposta imune ao trigo, cevada, centeio e aveia que danifica os intestinos levando a má absorção de nutrientes. O menino acabou sendo tratado com dieta isenta de glúten e suplementos nutricionais.

Como muitos leitores deste blog (Food Facts) sabem, dietas de restrição ao glúten tornaram-se cada vez mais populares entre os pais que procuram tratamento para crianças diagnosticadas com autismo.

Isto levanta uma possibilidade interessante: e se algumas crianças que são diagnosticadas com autismo têm efetivamente doença celíaca?
Diagnóstico de Autismo? Um caso interessante.
http://www.vivasemgluten.com.br/2009/08/diagnostico-de-autismo-um-caso-interessante/

Autism Misdiagnosed? An Interesting Case.
http://blog.foodfacts.com/index.php/2009/08/07/autism-misdiagnosed-an-interesting-case/

Nenhum comentário: