domingo, 18 de julho de 2010

Bela metáfora: as marcas autistas

Em um texto muito bem construído, Juan Isaza explica como certas marcas de produtos ou sserviços se comportam como autistas: não entendem os diversos sinais sociais do mundo que as cerca.

Normalmente, nós, da Comunidade Virtual Autismo no Brasil, protestamos quando a palavra autismo é mal empregada. Mas, então, queremos criar uma redoma em torno dela?

O que incomoda é ver o autismo, uma condição em que vivem pessoas tão frágeis, tão vulneráveis, tão queridas, seja usada como sinônimo de falta de caráter. Juan Isaza, ao contrário, citando Mark Earls, apresentou uma metáfora perfeita, e ainda a explicou com precisão:
"...faz sentido questionar se uma marca é autista. Não porque ela comunica (muitas delas têm níveis de investimento publicitário acima da média da categoria), mas porque não são capazes de se relacionar. Como ocorre com as pessoas autistas, não é que não conseguem se expressar, mas sim por não serem capazes de aproveitar aquelas chaves que a evolução nos deu, como a capacidade de ‘ler a mente dos outros’ e de ler a linguagem corporal dos demais."
É isso. Parabéns ao Juan Isaza e ao Mark Earls, e obrigado. Faz gosto ler um texto assim.

Opinião: Sua marca sofre de autismo?
http://www.chmkt.com.br/2010/06/sua-marca-sofre-de-autismo.html



Respeite nosso trabalho. Se for copiar algum texto, cite-o como sua fonte e coloque um link para o Crônica Autista: http://cronicaautista.blogspot.com/

Nenhum comentário: