sexta-feira, 24 de julho de 2009

Campanha em defesa de hacker aspie

Jornal lança campanha para evitar extradição de "hacker" britânico aos EUA
| Agencia EFE | 3/7/2009 |

Londres, 3 jul (EFE) -
O jornal britânico "Daily Mail" iniciou uma campanha midiática para evitar a extradição aos Estados Unidos de Gary McKinnon, um "hacker" que sofre da síndrome de Asperger (uma forma de autismo) e que em 2002 conseguiu entrar nos sistemas de informática do Pentágono e da Nasa, por causa de sua obsessão com a vida extraterrestre.

Desde então as autoridades americanas o perseguem para que cumpra uma pena de prisão por "ciberterrorismo" e estão a ponto de conseguir que o Governo do Reino Unido conceda a extradição, segundo denuncia o "Daily Mail".

O nacionalista "Daily Mail" pede publicamente ao ministro do Interior, Alan Johnson, que detenha a extradição de McKinnon, de 43 anos, porque pediu perdão pelo delito cometido e porque viver preso fora de seu país pode pôr sua vida em perigo.

A campanha é respaldada por vários parlamentares, que aproveitam a ocasião para atacar a lei de extradição entre Londres e Washington, que foi aprovada em 2003, porque transforma em um trâmite fácil a entrega de um nacional britânico aos EUA.

Segundo o "Daily Mail", a defesa de McKinnon praticamente esgotou todos os recursos legais a seu alcance, por isso que a extradição poderia ser autorizada em questão de umas poucas semanas.

Seus advogados lembram que a síndrome de Asperger é uma forma de autismo, que em algumas ocasiões deriva em comportamento obsessivos.

"O que fiz foi ilegal e foi mal, mas a reação dos americanos é agressiva e totalmente desproporcional", disse o acusado citado pelo "Daily Mail".

A decisão final sobre a extradição é do Ministério do Interior, onde um porta-voz lembrou a este jornal que os recursos apresentados pela defesa de McKinnon contra a extradição foram rechaçados pela Corte Suprema britânica, a Câmara dos Lordes e o Tribunal Europeu de Direitos Humanos.

© EFE 2009. Está expresamente prohibida la redistribución y la redifusión de todo o parte de los contenidos de los servicios de Efe, sin previo y expreso consentimiento de la Agencia EFE S.A.

Jornal lança campanha para evitar extradição de "hacker" britânico aos EUA
http://www.google.com/hostednews/epa/article/ALeqM5jSGjDOG6shcWY2bbMqshSW_d9wvg

Nenhum comentário: