sexta-feira, 24 de julho de 2009

Minas: Associação busca parcerias

Associação de autistas busca parcerias

| O Norte de Minas | 23/07/2009 |

O vereador e presidente da Ademoc – Associação das pessoas com deficiência de Montes Claros, Valcir Soares (PTB), esteve reunido com diretores da Associação de Autistas, quando foram apresentadas demandas da entidade para que possa prestar atendimento aos associados. Durante o encontro, o vereador ouviu as reivindicações e se comprometeu em buscar junto às autoridades municipais o apoio para que as cerca de 40 famílias associadas daquela entidade tenham uma melhor assistência.

As representantes da associação, Laura Vicuna Santos Bandeira (vice-presidente), Kelia Merielle Néri Santos (tesoureira) e Celeste Ranyela Alves Pimentel (secretaria voluntária), foram pedir o apoio do vereador Valcir Soares e da Ademoc para continuarem a prestar assistência com atendimentos especiais. Dentre as necessidades estão a contratação de pessoal para atendimento, construção de sede e criação de um plano que possa ajudar no andamento das atividades

AUTISMO

O autismo é uma alteração cerebral que afeta a capacidade da pessoa se comunicar, estabelecer relacionamentos e responder apropriadamente ao ambiente. Algumas crianças apesar de autistas apresentam inteligência e fala intactas, outras apresentam também retardo mental, mutismo ou importantes retardos no desenvolvimento da linguagem. Alguns parecem fechados e distantes outros presos a comportamentos restritos e rígidos padrões de comportamento.

As características mais comuns verificadas nos autistas são: não estabelece contato com os olhos; parece surdo; pode começar a desenvolver a linguagem, mas repentinamente isso é completamente interrompido sem retorno; age como se não tomasse conhecimento do que acontece com os outros; ataca e fere outras pessoas mesmo que não existam motivos para isso; apresenta certos gestos imotivados como balançar as mãos ou balançar-se, cheira ou lambe os brinquedos; e mostra-se insensível aos ferimentos podendo inclusive ferir-se intencionalmente.

Associação de autistas busca parcerias
http://www.onorte.net/noticias.php?id=21961

Nenhum comentário: