quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Mentalmente superiores

09/11/2011 | William Raillant-Clark | Diário da Saúde |

Autismo não é deficiência


Em artigo publicado pela revista Nature, o Dr. Laurent Mottron, da Universidade de Montreal (Canadá), alerta: "precisamos parar de considerar que a estrutura cerebral diferenciada dos indivíduos autistas seja uma deficiência."

Segundo o cientista, as pesquisas revelam que muitos autistas têm capacidades e qualidades que frequentemente excedem aquelas dos neurotípicos:

- "Dados recentes, e minha própria experiência pessoal, sugere que é hora de começar a pensar no autismo como uma vantagem em algumas esferas, não uma cruz para carregar," afirma Mottron.

Leia mais:

Autistas são mentalmente superiores em vários aspectos
http://www.diariodasaude.com.br/news.php?article=autistas-mentalmente-superiores&id=7125


Respeite este trabalho. Se for republicar algum texto, cite-nos como sua fonte e coloque um link: http://cronicaautista.blogspot.com/

Um comentário:

Alexandre Costa e Silva disse...

Gosto dessa idéia… Creio que existe um limiar a partir do qual qualquer característica torna-se um problema, pelo excesso de intensidade ou frequência com que se manifesta. Mas abaixo dele, pode haver vantagens.
Não sofrer "contágio social" por exemplo, pode salvar a vida de alguém durante um acidente grave, em que é necessário agir objetivamente face ao estresse das pessoas… e eu não gostaria que um cirurgião prestes a me operar tivesse outra idéia a meu respeito que não a de que sou um pedaço de carne viva e pulsante, que vai sobreviver se ele cortar certo.