terça-feira, 8 de novembro de 2011

Tratamento com vermes

O neurobiólogo Alysson Muotri relata, em seu blog Espiral, o caso de Stewart, pai de um jovem autista norte-americano que testou, com o controle de médicos, as larvas do verme Trichuris suis.

Alysson explica que há a evidências de que pelo menos um tipo de autismo seja causado por uma resposta autoimune da pessoa, em que o sistema imunológico ataca as próprias células, causando infecção nas células da glia e, consequentemente, os sintomas do autismo.

Constatando que a doença de Crohn, autoimune, estava sendo tratado através da infestação com esses vermes, conseguiu permissão da FDA, a agência norteamericana que controla a qualidade de medicamentos e alimentos, para testar o tratamento no próprio filho, Lawrence, de 13 anos.

O T. suis é um parasita do porco. Não consegue sobreviver muito tempo no intestino humano, mas provoca uma forte reação do sistema imune, permitindo que este "aprenda" a funcionar melhor - o que se chama de "modulação do sistema imune".

Com o apoio de pesquisadores do Albert Einstein College of Medicine, Stewart consegui comprar ovas de T. suis para tratamento de uma empresa europeia chamada OvaMed. Cada frasco contém 2.500 ovas que são administradas a cada duas semanas, por 600 euros por mês. As ovas tentam se alojar no intestino humano, um ambiente hostil; a maioria morre. Quando sobrevivem, dão origem a larvas que persistem no intestino por alguns dias. É nesse estágio que acontece a modulação do sistema imunológico.

Ainda que não se saiba como isso ocorre, é mais uma indicação de tratamento. No caso de Lawrence, o pai relata que os sintomas desapareceram por completo em 10 semanas.

Para saber mais, leia o artigo no blog Espiral, de Alysson Muotri:
Vermes contra o autismo
http://g1.globo.com/platb/espiral/2011/02/14/vermes-contra-o-autismo/

Respeite este trabalho. Se for republicar algum texto, cite-nos como sua fonte e coloque um link: http://cronicaautista.blogspot.com/

Nenhum comentário: