quinta-feira, 15 de março de 2012

Câmara de Boa Vista aprova lei que beneficia autistas

| Marcelo Marques | Boa Vista Agora | 14/3/2012 |

A Câmara Municipal de Boa Vista aprovou, por unanimidade, nesta quarta-feira (14), projeto de autoria do vereador Telmário Mota (PDT)que versa sobre diagnóstico precoce de autismo em crianças.

Profissionais vão poder detectar autismo em crianças

O Projeto de Lei trata do diagnóstico e rastreamento precoce do autismo nas Unidades Públicas de Saúde e Educação do Município. Telmário disse que é necessário detectar o autismo o quanto antes.

"Às vezes, o pai ou mãe não consegue ou não sabe como detectar se o filho tem autismo, principalmente as pessoas mais carentes. Mas agora, nas Creches e Unidades Básicas de Saúde, os agentes vão ter três oportunidades de perceber essa doença. A criança de zero a seis anos pode ser observada pelos profissionais da Creche ou agente de saúde. A partir de um a dois anos será de competência do pediatra, mandando um relatório para os pais", declara Telmário. "E o importante também que não haverá custo para a Prefeitura de Boa Vista".

Os profissionais das áreas de saúde e educação devem ser sensibilizados acerca dos sinais de risco de autismo. Uma vez diagnosticadas, as crianças deverão ser cadastradas num censo único da Prefeitura, para ofertar os devidos tratamentos que possibilitem uma vida funcional. As estatísticas do cadastro deverão estar disponíveis, preservando-se os direitos invioláveis de sigilo a fim de proteger a crianças e as famílias.

INTEGRAÇÃO: Câmara aprova projetos que beneficiam detentos e crianças
http://www.boavistaagora.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=5334:integracao-camara-aprova-projetos-que-beneficiam-detentos-e-criancas&catid=35:politica&Itemid=57


Respeite este trabalho. Se for republicar algum texto, cite-nos como sua fonte e coloque um link: http://cronicaautista.blogspot.com/

Nenhum comentário: