terça-feira, 26 de abril de 2011

Pesquisador de autismo preso por fraude

O pesquisador dinamarquês Poul Thorsen foi preso, acusado de lavagem de dinheiro e fraude de correios.

Thorsen já havia sido citado pela Universidade de Aarhus por conduta não-acadêmica. Agora, é apontado como tendo cometido malversação de um milhão de dólares destinados à investigação do autismo, concedidos pelos CDC (Centers for Disease control and Prevention - Centro de Controle e Prevenção de Doenças), dos EUA.

O pesquisador, há anos, participa de estudos que apontam o thimerosal, substância usada como conservante de vacinas, como causa de autismo.

De acordo com os promotores, ele usou a verba para comprar uma casa em Atlanta (Estado da Geórgia, EUA), uma moto Harley Davidson e dois carros. A promotora Sally Yates lamenta:

- "Verbas para pesquisa são recursos preciosos. Quando são roubados, perdemos não apenas o dinheiro, mas também a oportunidade de entender melhor e curar doenças debilitantes."

Thorsen, pesquisador visitante no CDC de Atlanta nos anos 1990, ajudou duas agências governamentais na Dinamarca a obter onze milhões de dólares em fundos para pesquisa.

Ele voltou para a Dinamarca em 2002 para ser o pesquisador principal naqueles programas. Ele também é apontado pelos promotores como administrador dos dólares, destinados a pesquisar a relação entre o autismo e a exposição a vacinas.

Com faturas falsas, ele teria conseguido, segundo os promotores, que a Universidade Aarhus transferisse os fundos para uma conta pessoal em Atlanta. Eles explicaram que a universidade acreditava estar transferindo os fundos para uma conta do CDC.

COMUNICADO: Investigador en debate de vacunas y autismo acusado de fraude
| 21/4/2011 | Europa Press |

http://www.europapress.es/economia/noticia-comunicado-investigador-debate-vacunas-autismo-acusado-fraude-20110421091757.html


Denmark scientist accused of stealing autism research money
| 13/4/2011 | Reuters |

http://www.reuters.com/article/2011/04/13/us-crime-research-funds-idUSTRE73C8JJ20110413


Respeite este trabalho. Se for republicar algum texto, cite-nos como sua fonte e coloque um link: http://cronicaautista.blogspot.com/

Um comentário:

Alexandre Costa e Silva disse...

Essa turma da vacina é toda "do bem", já percebeu? :-D