sábado, 17 de setembro de 2011

Tango para os lobos - aspies in love


TANGO PARA OS LOBOS – Cantos proibidos de uma Aspie não é uma obra técnica sobre a síndrome de Asperger, mas fala dessas pessoas, principalmente mulheres aspies adultas, suas possibilidades, dúvidas, limites e superações.

A autora Ana Parreira é psicóloga e descobriu, já na idade adulta, estar na condição de Asperger. Diagnosticada por médico, certificou-se de sua situação por meio de vários testes, muito estudo e contato com cientistas, pais de pessoas autistas e outros aspies adultos, a maioria no exterior.

Essa revelação lhe possilitou reconstruir a forma de estar no mundo, mudou toda sua vida e melhorou bastante suas próprias condições, habilidades e dificuldades. Ana pertence a uma geração negligenciada pelo mundo autista, pelo próprio desconhecimento do autismo no Brasil e no mundo. A maior parte do trabalho tem sido voltado para as crianças, negligenciando as gerações mais velhas.

O livro conta uma história de amor de uma aspie. Embora baseie-se em uma situação real, alguns nomes foram trocados.

A história é contada em prosa e versos, onde Marília conversa com Thomaz, evocando na modernidade o amor de Thomaz Antonio Gonzaga, ou Dirceu, e Maria Joaquina Dorotéia de Seixas, ou Marília.

Este é um corajoso depoimento de uma mulher madura, que põe a descoberto a sua própria vida, bem como seu relacionamento com o amor, de forma que o leitor possa tirar suas próprias conclusões sobre o mito de que os aspies (ou aspérgueres) não teriam empatia nem seriam capazes de amar.

O livro traz ainda uma carta de Drummond para Ana sobre "publicar um livro somente quando achar que está no ponto" e, na quarta capa, uma análise do biólogo Alysson Muotri.

TANGO PARA OS LOBOS – Cantos proibidos de uma Aspie sai em setembro pela Editora Russell, porém não vai estar nas livrarias; quem vai administrar a distribuição do livro é a própria autora e os interessados podem escrever para villa.aspie@gmail.com.

A autora percorre instituições, escolas, empresas e grupos levando seu recado e experiência como aspie e como psicóloga dedicada ao assunto, dando cursos e palestras. Seu telefone de contato é (19) 9185-0015 ou (19) 2511-2443 (fixo GVT), em Campinas SP.

Para algumas instituições dedicadas ao autismo, a autora poderá destinar parte da renda.

Respeite este trabalho. Se for republicar algum texto, cite-nos como sua fonte e coloque um link: http://cronicaautista.blogspot.com/

Nenhum comentário: