quinta-feira, 10 de maio de 2012

Orangotangos usam iPad em zoológicos dos EUA

Aparentemente, os orangotangos do zoológico Jungle Island em Miami, EUA, são como as pessoas quando se trata de tecnologia. Seis deles têm "experimentado" o iPad como parte de um programa de estímulo mental.

O software utilizado foi originalmente desenvolvido para humanos com autismo. A tela mostra diversos figuras. Um treinador nomeia os objetos e o orangotango aperta o botão correspondente.

Os tablets são um ponto a mais no programa de comunicação desenvolvido na instituição. Antes, os treinadores usavam a linguagem de sinais para falar com os primatas, que usavam as mãos para responder a perguntas simples, identificar objetos e expressar o que queriam ou precisavam. Como também conseguiam identificar partes do corpo, ainda ajudavam os treinadores durante a aplicação de injeções, por exemplo.

Com o computador, os treinadores conseguem monitorar a saúde dos animais diariamente. "Se algum deles passa mal, sabemos imediatamente", afirma Lisa Jacobs, coordenadora do programa.

Outra vantagem da tecnologia seria o de permitir a comunicação dos animais com pessoas que não sejam treinadas com a linguagem de sinais. A coordenadora espera que os dispositivos eventualmente aproximem os humanos dos símios ameaçados.

"Os orangotangos são extremamente inteligentes, mas limitados por sua limitação física de falar", afirmou Jacobs. "Eles estão presos em seus corpos. Não têm cordas vocais, então isso (os iPads) nos permite saber o que eles sabem, o que são capazes e o que querem."

Mas assim como os humanos, a inovação tecnológica atrai mais os jovens. "Os mais novos entendem. É algo como 'Ah, entendi'. Já os dois mais velhos simplesmente não se interessam. Eu acho que eles pensam: eu já me viro bem no mundo sem essa habilidade de comunicação e aqui está o iPad. Eu não preciso de um computador!", brinca Lisa.

Outras pesquisas

Já no ano passado, pesquisas semelhantes no Zoológico de Milwaukee, Wisconsin, mostravam bons resultados com orangotangos geeks. Mahal e sua mãe adotiva MJ gostam de assistir vídeos no iPad e são o foco do programa Apps for Apes.

Um dos objetivos dos cuidadores desses animais é que eles consigam entrar num chat com outros orangotangos de outros zoológicos e refúgios. A organização sem fins lucrativos Orangutan Outreach (Doação para orangotangos) foi quem deu início à ideia de entregar os iPads para os grandes primatas, de forma a verificar se conseguirão se comunicar através da internet. Dessa forma, além de dar novas e desafiadoras atividades para os bichos, aidna pretendem criar uma nova consciência e, assim, conseguir engrossar as fileiras de defensores dessa e outras espécies ameaçadas.

Trish Kahn, coordenadora do trabalho com os primatas em Milwaukee, acredita que "é muito importante para o público conectar-se com estes animais porque os estamos perdendo na natureza - eles estão se extinguindo."

Orangotangos usam iPad em zoológico de Miami
http://www.jornalfloripa.com.br/cienciaevida/index1.php?pg=verjornalfloripa&id=2014

| Jornal Floripa | 10-05-2012 |

Apps for apes: Orangutans to video chat on iPads
http://www.news.com.au/technology/apps-for-apes-orangutans-to-video-chat-on-ipads/story-e6frfro0-1226321534480

Respeite este trabalho. Se for republicar algum texto, cite-nos como sua fonte e coloque um link: http://cronicaautista.blogspot.com/

Nenhum comentário: