quinta-feira, 3 de maio de 2012

Trabalho para pessoas autistas

Estatísticas mostram que o número de pessoas diagnosticadas com autismo tem aumentado progressivamente ao longo dos últimos 30 anos, resultando em um aumento no número de adultos com autismo a se formar no ensino médio. No entanto, estudos preliminares sobre empregabilidade indicam que essa população pode ganhar menos e ser menos empregada, em comparação a outras pessoas com deficiências. Agora, um especialista em autismo da Universidade do Missouri está identificando empregos disponíveis para pessoas com autismo e orientando os empregadores sobre como melhorar o local de trabalho e o processo de contratação para essa população.

"Apesar do aumento do diagnóstico de autismo em crianças, sabemos muito pouco sobre o autismo em adultos", disse Scott Standifer, professor clínico associado na Escola de Profissões de Saúde. "Muitas vezes, as pessoas não consideram como as crianças com autismo crescem e funcionam fora da escola. É importante encontrar formas para essa população ser bem sucedida no ambiente de trabalho."

Recentemente, Standifer lançou a "Fact Sheet on Autism Employment" (Tabela de Fatos sobre a Empregabilidade do Autismo), que inclui informações e estatísticas sobre a comunidade autista adulta, as organizações que empregam autistas e acomodações dos locais de trabalho para o autismo.

Embora as pessoas com autismo muitas vezes tenham dificuldade para encontrar emprego, Standifer diz que há uma série de recursos disponíveis. Ele fornece as seguintes recomendações e dicas para ajudar os candidatos a emprego e empregadores:
  • Utilize os conselheiros estaduais de reabilitação profissional: Um recurso que tem visto um aumento recente no uso é o programa estadual de reabilitação profissional. Conselheiros de reabilitação profissional trabalham com adultos com deficiência, incluindo autistas, para encontrar carreiras orientadas, empregos com salários competitivos em suas comunidades locais. No entanto, Standifer acredita que muitos da comunidade autista não têm conhecimento dos serviços estatais de reabilitação profissional.
  • Procurar emprego com rotinas consistentes: As pessoas autistas são mais propensas a ter sucesso em papéis caracterizados por rotinas consistentes, com interações sociais e tarefas bem definidas.
  • Criar ambientes de trabalho acessíveis: Empregadores podem fazer pequenas adaptações no local de trabalho que podem fazer uma grande diferença para as pessoas autistas e melhorar as oportunidades de emprego. Por exemplo, pessoas com autismo muitas vezes compreendem instruções escritas melhor do que instruções verbais; os empregadores podem fornecer indicações digitadas, e não apenas dizê-las.
"Tornar os locais de trabalho melhores para adultos com autismo muitas vezes não exige grandes mudanças", disse Standifer. "Normalmente, o que faz um trabalho melhor para as pessoas com deficiência faz com que o local de trabalho seja melhor para todos."

Standifer está desenvolvendo um conjunto de ferramentas para apoio ao trabalho (job supports toolkit), para ajudar a identificar como as pessoas autistas podem cumprir várias funções no local de trabalho. Ele organizou a Conferência Nacional do Trabalho Autista (Autism Works National Conference), anual, para reunir defensores e inovadores no mercado de trabalho para adultos com autismo. Standifer prevê o desenvolvimento de uma lista de opções e técnicas que os profissionais de reabilitação profissional e seus clientes podem usar para debater de forma mais eficaz as necessidades individuais de cada pessoa.

Para visualizar a tabela, visite dps.missouri.edu/Autism/AutismFactSheet2011.pdf. A Conferência Nacional do Trabalho Autista foi em 6 e 7 de março (de 2012) em St. Louis. Para mais informações, visite: www.facebook.com/pages/Autism-Works/136057253090452.

Fonte:
Researcher Identifies Autism Employment Resources, Tips for People With Autism Spectrum Disorders - Science Daily - 12/10/2011 - a partir de materiais fornecidos pela Universidade de Missouri-Columbia.
http://www.sciencedaily.com/releases/2011/10/111012113758.htm

Respeite este trabalho. Se for republicar algum texto, cite-nos como sua fonte e coloque um link: http://cronicaautista.blogspot.com/

Nenhum comentário: