quarta-feira, 9 de maio de 2012

Pará: Centro de Equoterapia da PM comemora o Dia Nacional da Cavalaria

| Julia Garcia - Secom | Agência Pará de Notícias | 09/05/2012 |

Nesta quinta-feira, 10 de maio, praticantes do Centro Interdisciplinar de Equoterapia (Ciec), da Polícia Militar do Pará, irão participar das comemorações pelo Dia Nacional da Cavalaria. O evento vai acontecer a partir das 9h00 na Clínica Médico-veterinária da Polícia Militar, localizada atrás do Estádio Olímpico do Pará e é realizado pelo regimento da Polícia Montada da PM.

Os pacientes atendidos pelo Ciec farão um desfile especial em homenagem ao cavalo, elemento principal da equoterapia e ainda haverá a apresentação musical de Reginaldo Santos, 30 anos, atendido pelo Centro há seis anos. “Faz parte do nosso cronograma de trabalho os eventos comemorativos, eles são muito importantes no processo de inclusão social, um dos pressupostos do trabalho que realizamos”, explica o coronel Raiol, coordenador do Ciec.

A equoterapia é uma prática recomendada a pacientes que possuam pouca autonomia motora ou deficiências comportamentais. O começo do tratamento envolve a família do praticante, que deve se sentir seguro para montar no cavalo. No primeiro dia da hipoterapia, que é o nome dado à primeira etapa do programa, são os pais ou responsáveis que sobem no cavalo. Os principais profissionais envolvidos são fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, que a princípio estimulam a relação entre seres humanos e o animal. “Nosso tratamento é multidisciplinar e complementar a outras atividades. Atualmente 58% das pessoas atendidas estão na primeira fase de tratamento, que é fundamental”, avalia Clóvis Loureiro, psicólogo do Ciec.

Jadson Gaia dos Santos tem 12 anos, começou o tratamento há três meses. Ele possui paralisia cerebral e seus pais já percebem mudanças físicas e comportamentais no adolescente. “Desde que ele começou está sentando melhor, está mais calmo, fica muito feliz quando vem pro centro. A espera valeu a pena, eu sabia que os resultados eram bons, mas ao ver estas melhoras em tão pouco tempo estou convencido da eficácia”, comemora José Domingos Santos, pai de Jadson.

Orilene Alves é mãe de Diego, 22 anos, que aos sete meses de idade foi diagnosticado com Síndrome de West (forma grave de epilepsia em crianças) e autismo. Orilene conta que desde a descoberta destas deficiências seu filho faz fisioterapia e acompanhamento psicológico, mas foi na equoterapia que ela sentiu as maiores mudanças no quadro de Diego. "Nestes seis anos de tratamento terapêutico a evolução do Diego foi fenomenal, ele era uma pessoa agressiva, hoje não é mais, melhorou a coordenação e ele que não conseguia se comunicar, hoje consegue nos mostrar o que quer através de sinais, usa nossos braços como ferramenta para pegar o que quer”.

Outro ponto surpreendente no tratamento de Diego foi o desenvolvimento emocional. Algumas formas de autismo têm como sintoma o alheamento social. Segundo sua mãe, ele era muito arredio com pessoas estranhas e quase não demonstrava afetividade. “Isso mudou muito quando ele passou a se relacionar com o cavalo e com toda a equipe do centro. Os animais aqui são muito calmos e todos são muito atenciosos. O Diego gosta muito do cavalo, a relação entre eles é ótima, ele tinha muito medo no começo, mas hoje ele abraça, beija, é incrível, o animal acalma meu filho”, explica Orilene.

Expansão

O tempo de espera para a equoterapia ainda é grande, mas a Polícia Militar e o Governo do Estado já desenvolvem ações que pretendem mudar esta realidade. O tratamento de equoterapia realizado no Pará é referência na região Norte do país e o único a atender gratuitamente o público. Atualmente, a PM trata 120 pessoas nos centros de Belém e Castanhal e pretende ampliar seus serviços, que envolve o trabalho de mais de 30 profissionais. “Trabalhamos há mais de 20 anos com a equoterapia no Pará, possuímos uma das equipes mais completas do Brasil. Até o final deste ano devemos incluir mais um turno de equoterapia e planejamos a compra de novos cavalos”.

A ampliação do serviço terapêutico será levada também para o interior do Estado. O coronel Raiol irá na próxima semana para Santarém para realizar as reuniões preliminares de reinstalação do centro de tratamento no município. A meta é que ao final de 2012 ele já esteja funcionando. “Estou a caminho de Santarém, o centro de lá deverá ser reaberto até o final deste ano. Ainda temos um projeto de implantar mais dois até o final de 2013, em Marabá e Tucuruí. O Governo do Estado apóia diretamente nosso trabalho, já estamos em contato com a Casa Civil para realizar estas mudanças e desta forma oferecer a equoterapia para mais pessoas”, afirma Coronel Raiol.

http://www.pa.gov.br/noticia_interna.asp?id_ver=99028

(Dia enviada pelo twitter por Alexandre Costa.)

Respeite este trabalho. Se for republicar algum texto, cite-nos como sua fonte e coloque um link: http://cronicaautista.blogspot.com/

Nenhum comentário: